top of page

A Física e o cinema

Filmes são uma excelente alternativa para desenvolvimento de temas dentro das ciências da natureza. Há personagens e histórias importantes dentro da Física que entraram nas telas de cinema e podem ser utilizadas na sua sala de aula como material complementar ou mesmo como introdução de um tema, envolvendo inclusive diferentes componentes curriculares.

Vamos colocar aqui 5 opções de filmes para você utilizar em diferentes tópicos da Física.


Gravidade

A gravidade é uma das forças que organizam o universo e é retratado nesse filme lançado em 2013. O filme fala sobre um astronauta experiente e uma cientista levada ao espaço para conserto do telescópio Hubble. Ocorre que um míssil russo (olha a guerra fria ainda nos cinemas) destrói um satélite e seus destroços colocam os personagens no espaço sideral sem suporte da sua nave.

Esse filme permite uma discussão sobre as leis de Newton e as forças gravitacionais e pode ser um gatilho para esse tema. O longa metragem é surpreendente e traz os elementos ficcionais de um bom filme de ação, mas com essas questões científicas permeando a história.






O céu de outubro


A fabricação de foguetes é um clássico dentro da Física. Existem competições destinadas a isso. O céu de outubro é um filme que conta a história real de 4 estudantes do ensino básico da cidade de Coalwood nos EUA que decidiram construir uma carreira acadêmica através das feiras de ciência.

A inspiração desse grupo de estudantes veio da corrida espacial travada entre a União Soviética e os EUA. A URSS tinha acabado de lançar o Sputnik que podia ser visto do céus dos EUAs. Esse grupo de estudantes decidiram projetar um foguete. O filme fala da adversidade enfrentada por eles. Numa cidade que tinha a extração de carvão mineral como economia principal, deslumbrar uma carreira científica era um sonho muito distante. A falta de apoio da família e a falta de referência na cidade eram algumas das adversidades enfrentadas.

Um dos pontos interessantes do filme e pode ser explorado na sala de aula é o cálculo de lançamento oblíquo feito por um dos estudantes para acharem um foguete perdido. Esse episódio é um elemento importante do filme, que merece ter a história ocultada aqui.

O cartaz do filme mostra um dos principais personagens Homer H. Hickam Jr., que virou engenheiro da Nasa e sua professora, uma das grandes incentivadoras do grupo de estudantes.




A batalha das correntes


Esse filme foi lançado em 2017 e fala sobre um episódio onde um debate científico tomou as ruas dos Estados Unidos. A utilização da corrente contínua ou corrente alternada para eletrificação dos EUA foi debate que teve participação popular e gerou divisão de opiniões. Dois personagens importantes aparecem no filme. Um deles é Thomas Edison e defendia a corrente contínua. O outro é Nikola Tesla, para muitos, um dos maiores gênios da humanidade e que desenvolveu um sistema de produção e distribuição da corrente alternada.

Muitos elementos que envolvem a eletricidade aparecem no filme e permitem uma discussão posterior sobre geração e transmissão de energia e as próprias invenções de Tesla. Quais as vantagens e desvantagens da corrente contínua e corrente alternada? Por que a corrente que chega em nossas casas hoje é a corrente alternada?



Radioatividade



Maria Salomea Skłodowska, conhecida como Marie Curie é uma referência acadêmica pelos seus trabalhos sobre radioatividade e a descoberta de dois elementos químicos: Polônio e o Rádio. Pioneira em diversos momento da sua história, como a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel e primeira professora da Universidade de Paris.

O filme Radioatividade foi lançado em 2020 e conta a história dessa mulher incrível e traz importantes questões que podem entrar na sala de aula. Está ai uma forma importante de introduzir temas que envolvem a radioatividade, que vão desde o uso medicinal até a produção de energia, passando pelo uso bélico.

Um debate que não da pra deixar de fora e faz parte do contexto desse filme é a misoginia tratada no filme. A história de Marie Curie pode virar tema de pesquisa e inspirar estudantes para entrarem na carreira acadêmica. Seus feitos vão além do que o filme retrata e vale a pena a pesquisa.




O menino que descobriu o vento


Essa é mais uma história real de como a ciência e a educação podem salvar vidas. A história

relata como Kamkwamba conseguiu salva sua

comunidade no Malaui através da geração de energia elétrica através dos ventos.

O filme pode ser um gatilho para introdução do tema sobre geração de energia, confecção de experimentos eólicos e ainda traz elementos que envolvem o meio ambiente.

É uma história de superação e o personagem real da história, o jovem Willian Kamkwamba tem um relato no TED, no qual deixamos o link aqui para quem quiser assistir.






57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page