top of page

Nobel de Física 2021: Física para o clima e outros fenômenos complexos


O prêmio Nobel de Física desse ano foi compartilhado pelo Prof. Dr. Giordio Parisi, Prof. Dr. Syukuro Manabe e Prof. Dr. Klaus Hasselmann. O professor Parisi tem 73 anos, é italiano, gradou-se em Física na mesma universidade na qual atua, Universidade de Roma "La Sapienza". O professor Manabe é japonês e tem 90 anos, graduou-se na Universidade de Tóquio e obteve seu doutoramento pela mesma Universidade, em 1968 tornou-se membro da Universidade de Princeton, Estados Unidos, em 1975 ganhou a cidadania Norte Americana. O professor Hasselman é alemão, tem 93 anos, graduou-se em Física e Matemática na Universidade de Hamburgo, tornou-se doutor pela Universidade de Göttingen e atuou no Instituto Max Planck de Metereologia.

Os professores Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann foram premiados por estabeleceram os fundamentos que possibilitaram uma melhor compreensão sobre o clima da atmosfera terrestre e os fatores que o influência, tanto os de origem natural quanto os antropogênicos. Em 1960, Manabe desenvolveu modelos físicos do clima da Terra e foi a primeira pessoa a explorar a interação entre o balanço energético e o transporte vertical de massas de ar. Ele demonstrou que os níveis de CO2 atmosférico está diretamente relacionado à temperatura média global. Dez anos após a publicação desses modelos, Klaus Hasselmann, criou um modelo que relaciona as condições meteorológicas ao clima e respondeu o porquê dos modelos climáticos serem confiáveis, apesar da desordem e densidades dos estados climáticos. Ele também desenvolveu métodos para discernir como os fenômenos naturais e antropogênicos influenciam no clima. Seus métodos têm sido usados para provar que o aumento da temperatura média terrestre está diretamente relacionado às emissões não naturais de dióxido de carbono.

O professor Giorgio Parisi foi agraciado por suas contribuições revolucionárias à teoria de materiais desordenados e processos aleatórios, também é um dos fundadores do campo de estudo de Sistemas Complexos, em 1936. Embora não tenha aplicado seus modelos aos estudos do clima, seus trabalhos são fundamentais para a compreensão desses e de outros problemas de múltiplas variáveis e caóticos.

Segundo o Prof. Dr. Nestor Felipe Caticha Alfonso, da Universidade de São Paulo, Parisi é um dos físicos teóricos mais influentes das últimas décadas. Seus trabalhos se estendem às áreas de física de partículas, dinâmica dos fluidos, ciência da computação, imunologia teórica, aprendizagem de máquinas e polímeros. Além das aplicações anteriores, seus modelos estatísticos podem ser aplicados também à econofísica, nesse caso, é possível encontrar regularidade em comportamentos aleatórios de agentes econômicos ordinários. Segundo Caticha, as contribuições de Parisi o colocam como sucessor de L. Boltzmann, J. W. Gibbs, L. Onsager e K.Wilson. Ainda que não tenhamos dimensão das contribuições de Parisi, ver seu nome ladeado por Boltzman e Gibbs nos mostra a importância dos seus trabalhos, pois basta lembramos que um dos trabalhos do Boltzman nos permite calcular a velocidade média de uma molécula gasosa a partir do valor da temperatura do ambiente no qual ela se encontra. Logo, se a temperatura do dia é de 30 °C, podemos afirmar que a velocidade média de uma molécula de oxigênio é de aproximadamente 1740 Km/h. E Gibbs é o mesmo da equação de Energia Livre com a qual é possível determinar a tendência de uma reação química ocorrer.

Em entrevista ao canal do Youtube Nobel Prize, Parisi ressalta a importância do reconhecimento em ciência básica. Esse é um tema muito sensível aos centros de pesquisa, especialmente aos centros brasileiros, pois nem sempre essas pesquisas trazem resultados de curto prazo e o retorno financeiro é difícil de ser mensurado. É bem verdade que no Brasil nos falta dinheiro até para pesquisa aplicada.

Além da importância já citada, o reconhecimento desses trabalhos também é uma resposta ao negacionismo científico que temos testemunhado, e indiretamente, nos cobra um posicionamento quanto ao nosso modo de produção e exploração do ambiente. Por fim, consolida a física estatística como ferramenta essencial para compreensão da natureza. Para desespero de uns e outros, Deus continua jogando dados.


Referências

https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-58905196

Canal Nobel Prize, entrevistador Adam Smith. Link: https://www.youtube.com/watch?v=GE-qX8mwvuA

MLA style: The Nobel Prize in Physics 2021. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2021. Mon. 18 Oct 2021. <https://www.nobelprize.org/prizes/physics/2021/summary/>


Fernando Modesto Borges de Oliveira

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page