Arduíno
O Arduíno é uma placa eletrônica idealizada para facilitar a realização de projetos em eletrônica sem que haja a necessidade de conhecimento avançado nessa área. De fato, com conhecimentos básicos de eletricidade é possível realizar projetos que envolvam sensores (distância, inclinação, luz, cor, temperatura etc.) e atuadores (motores, pistões e válvulas). Com esse recurso é possível que entusiastas possam desenvolver a interação entre o ambiente e determinados dispositivos eletroeletrônicos que irão desempenhar funções, tais como: acionar lâmpadas ou motores pela ação de sons, acionamento de portões por meio de ondas eletromagnéticas, desenvolver sistemas de irrigação por meio do monitoramento da umidade do solo ou incidência solar, desenvolver sistemas como semáforos, dentre outros. Além das possibilidades que podemos pensar, ainda existem todas aquelas criadas pela comunidade internacional que disponibilizam seus projetos em diferentes plataformas eletrônicas. Esse compartilhamento é possível porque a plataforma Arduíno é open-source, nesse sentido, os usuários podem usá-la livremente, partilhar e trabalhar conjuntamente.
Do mesmo modo que a linguagem em bloco facilita a compreensão e o desenvolvimento do pensamento computacional, o Arduíno possibilita o entendimento e do funcionamento dos hardwares, bem como, a interação entre hardware e software. Todas essas características fazem com que o Arduíno seja uma das ferramentas essenciais para o Movimento Maker e DIY (“Do it Yourself”), além disso, o Arduíno possui a possibilidade de popularizar ensino de robótica e automação devido aos baixos custos da placa e dos componentes básicos para aquisição dos conhecimentos gerais. Plataformas como o Tinkercad e o circuito.io reforçam o que foi citado, pois são gratuitas, didáticas e ainda permitem o compartilhamento de projetos.
Existem diferentes tipos de placas Arduíno, cada uma delas é projetada para ter melhor desempenho e custo-benefício dependendo do tipo de aplicação. Abaixo está ilustrado o Arduíno Uno que é o considerada o melhor modelo para começar a aprender e desenvolver projetos.
Referências: